Frações Financeiras 1 – BC deve reduzir a taxa Selic. O que é taxa Selic?

 Copom reduz a taxa Selic.

Essa tem sido a manchete de diversos jornais desde agosto de 2011. Alguns conceitos sobre o mercado monetário e financeiro estão escondidos nessa manchete.

 Reservas bancárias

Assim como nós, pobres mortais, temos contas correntes em bancos, os bancos tem uma conta, chamada conta de reservas bancárias, no Banco Central. Da mesma forma que nós, os bancos às vezes tem excesso de caixa e às vezes tem falta.

 Overnight

Todos os dias os bancos trocam recursos entre si e o Banco Central participa também dessa troca. A operação que eles fazem para tomar recursos uns dos outros se chama overnight ou operação compromissada. Na verdade, o banco que recebe recursos dá, ao emprestador, títulos públicos em garantia, como se estivesse vendendo o título com o compromisso de recomprá-lo no dia seguinte. O emprestador compra esses títulos com o compromisso de revendê-los no dia seguinte.

 Todos aplicavam no overnight

Antes de Fernando Collor, todos podíamos – precisávamos para nos proteger da inflação alta – fazer operações de overnight, mas tia Zélia nos tirou do jogo e até hoje somente as instituições financeiras podem fazer essas operações para equilibrar seus caixas: para repor recursos quanto se está “furado” ou aplicar quando se tem sobra de caixa.

 A taxa do over não era tabelada pelo BC

Antes de ser implantado o regime de metas de inflação em 1999, era o mercado, pelas forças de oferta e demanda, que determinava a taxa do overnight. Se houvesse excesso de moeda no mercado a taxa caia e na falta de moeda a taxa subia. O BC, que sabia sempre se faltava ou sobrava dinheiro no mercado, atuava para dar ou tomar os recursos que faltavam ou sobravam. E fazia isso, normalmente, punindo quem não conseguia se “zerar” no mercado.

Um mercado de mais de 600 bilhões de reais

Para termos uma ideia do tamanho do mercado veja que, em abril de 2012, os bancos emprestaram, no overnight, a outros bancos uma média diária superior a 600 bilhões de reais, em mais de 5.300 operações diárias.

 A taxa é tabelada pelo Banco Central

O Banco Central tem um papel importante porque quando ele percebe que estão sobrando reservas no mercado, e que a taxa cairia por excesso de oferta, ele avisa que toma recursos e baliza que paga uma taxa um pouquinho abaixo daquela que foi definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária). A operação que o Banco Central faz com os bancos nada mais é do que uma operação de overnight: o BC recebe os recursos dos bancos, vendendo títulos de sua carteira com compromisso de recomprá-los no dia seguinte. Quando o Banco Central percebe que falta liquidez, ele avisa que doa recursos no over e sinaliza uma taxa ligeiramente punitiva acima daquela definida pelo Copom.

 Taxa básica de juros

Em outras palavras, quando o Copom afirma que a meta da taxa Selic é 9%, ele está dizendo que vai manter a taxa, desse mercado de operações de um dia (overnight), muito próxima desse nível. O resultado é que todo o mercado financeiro toma como base essa taxa para todas as outras operações. Por esse motivo essa taxa é chamada de taxa básica de juros. Ah! Selic é Sistema Especial de Liquidação e Custódia que é o sistema do Banco Central onde todas as operações com títulos públicos ficam registradas.

 Projeções futuras de juros

Quando um banco precisa estabelecer a taxa de juros fixa que vai pagar para um cliente que aplicou em um Certificado de Depósito Bancário, a primeira coisa que ele faz é calcular a taxa Selic no período, compondo a taxa já divulgada pelo Copom e a expectativa do mercado para as taxas Selic seguintes. Em outras palavras, a taxa Selic acaba por se tornar o custo básico de captação de recursos dos bancos. Por isso o nível que o banco Central fixa essa taxa é tão importante para a economia brasileira: todas as outras taxas são influenciadas por ela.

[1] César Locatelli é economista e mestre em economia, sócio diretor da F2 Formação Financeira e membro da comissão de educação do Instituto Brasileiro de Certificação de Planejadores Financeiros.

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>