Frações Financeiras 15 – O que são posições compradas e posições vendidas?

No mercado financeiro é possível assumir uma posição para ganhar se os preços subirem, mas também é possível ganhar apostando que os preços vão cair.

Posição Comprada

Sabemos que comprar uma ação de uma empresa é como comprar um pedacinho da empresa, nos tornamos sócios dela. Se a empresa vai bem podemos lucrar de dois modos: (1) recebendo bons dividendos, que é a forma que a empresa usa para distribuir lucros entre os acionistas ou (2) vendendo as ações por preço mais alto do que aquele que compramos porque se a empresa está indo bem, muitas pessoas vão querer se associar a ela também e o preço vai subir.

E se a empresa ou a economia forem mal?

Por outro lado, se a empresa for mal ou se a economia do país for mal ou se os investidores assustados com o futuro venderem suas ações para buscar aplicações mais seguras, o preço das ações que compramos vão cair e só será possível vendê-las com prejuízo, por um preço menor do que aquele pago. No exemplo acima, comprando ações, dizemos que estamos comprados. “Estar comprado”, então, é ganhar se a ação da empresa for bem e perder no caso contrário.

Posição Vendida

Imagine outra situação. Nós alugamos ações da Petrobras de um investidor não pretende vender suas ações nos próximos tempos e concorda em nos “emprestar” as ações em troca de um aluguel. Tomamos essas ações alugadas e as vendemos no mercado. É preciso perceber que ao final do contrato de aluguel devemos devolver as ações ao investidor original. Dessa forma, primeiro vendemos e depois vamos ter de comprar de volta.

Em que situação ganhamos?

Se vendemos mais caro do que compramos. Só que invertemos a ordem: primeiro vendemos para depois comprar. Ficou claro que nesse meio tempo estamos torcendo para que o preço caia? Dizemos, então, que “estamos vendidos”, no período em que já vendemos as ações no mercado e ainda não compramos para devolver ao investidor que nos alugou as ações.

Resumindo

É possível lucrar na alta se estamos comprados ou lucrar na baixa se estamos vendidos. Além disso, é possível ficar comprado ou vendido em açúcar, em soja, em petróleo, em boi gordo, dólares, em taxa de juros e em muitos outros mercados. Em inglês usamos o termo “long” para identificar uma posição comprada e o termo “short” quando nos referimos a uma posição vendida.

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>