“Bancos “perdem” R$ 11,7 bi com títulos”, manchete enganosa do Valor

Angela Bittencourt, jornalista experiente em mercado financeiro, assina a matéria com a manchete acima e não leva em consideração aspectos importantes para extrair suas conclusões.

O artigo nos leva a concluir que a alta dos juros foram danosas para os bancos.

Há duas questões a serem consideradas na apuração do valor de uma carteira de títulos em momentos de queda ou alta de taxa de juros.

A primeira, levantada por ela, é que a perda é relativa, pois se a instituição levar os papéis a resgate, o valor integral será pago e não haverá perda. Isso é verdade, mas o papel numa carteira de trading vale hoje o que o mercado paga por ele, então, a história de levar a resgate não é considerada pelas tesourarias, nem pela contabilidade de títulos em carteiras em que o objetivo é exatamente comprar e vender para tentar obter lucro.

A segunda, e mais relevante, é que não faz o menor sentido isolar uma carteira de uma instituição financeira e mostrar seu lucro ou prejuízo. Para entendermos essa questão, imaginemos que o banco tomou recursos por 1 ano a 8% ao ano em taxa prefixada e comprou papéis a 10% prefixado para exatamente o mesmo prazo. Como a taxa subiu, o valor dos papéis caiu e o banco perdeu na marcação a mercado dos papéis. E se não levarmos em conta os recursos que o banco captou, não conseguiremos entender que ele não tinha risco de taxa prefixada, e qualquer que seja a taxa de mercado, o banco vai ganhar o spread de 2%.

Minha pergunta é: em que tipo de taxa o banco financiou a compra de títulos? Qual era o descasamento do banco em títulos prefixados, em títulos indexados ao IPCA, e em títulos indexados à taxa Selic? Daí é possível dizer se a alta de juros provocou perdas ou ganhos.

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>