Frações Financeiras 39 – O que são Correspondentes no País?

Para prestar serviços a clientes e aumentar seu alcance, as instituições financeiras podem contratar correspondentes no País, que antes eram chamados de correspondentes bancários. A certificação dos correspondentes precisa acontecer até fevereiro de 2014.

atividades correspondentes

De quem é a responsabilidade pelas transações com correspondentes?

A instituição financeira contratante assume inteira responsabilidade pelo atendimento que seus correspondentes prestam aos clientes. Isso significa que a instituição financeira deve garantir a integridade, a confiabilidade, a segurança e o sigilo das transações realizadas por seus correspondentes contratados. As instituições financeiras devem ainda garantir o cumprimento da legislação e da regulamentação relativa às transações realizadas.

Os correspondentes são treinados?

Os integrantes da equipe do correspondente que atendem operações de crédito devem ser certificados por uma entidade de reconhecida capacidade técnica. Os exames de certificação são hoje oferecidos pela Aneps, Febraban e Acrefi.

Curso de Capacitação de Correspondentes

A ABBC Educacional desenvolveu o curso de Capacitação de Correspondentes, com o objetivo de orientar tecnicamente os profissionais das equipes dos correspondentes no país. O curso contou com apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração – para a estruturação do conteúdo, produção do material e suporte técnico.

Opções de cursos

O curso é oferecido completo ou focado em crédito imobiliário, veículos e CDC ou crédito consignado. A tabela abaixo mostra o conteúdo do programa.

conteudo correspondente

 

Veja mais informações sobre o curso de Capacitação de Correspondentes em:

http://www.abbc.org.br/cursoview.asp?idCursoseEventos=39

Veja mais informações sobre a legislação de Correspondentes em:

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2011/pdf/res_3954_v7_L.pdf

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>