Os sete pecados capitais do investidor do Wall Street Journal

pecados capitaisDiferentemente dos sete pecados capitais da revista Kiplinger que publiquei, o Wall Street Journal também faz a sua lista, baseada nas recentes pesquisas de finanças comportamentais. Vamos ver quais são os pecados.

“Luxúria: Tentar repetir o desempenho recente”

Entramos na bolsa depois de grandes altas, compramos dólares depois de grande desvalorização do real, da mesma forma que fazemos seguros depois de grandes acidentes.

“Orgulho: Excesso de confiança”

Imaginamos que somos mais espertos do que os outros em descobrir grandes oportunidades de negócio. É saudável nos darmos conta da quantidade de pessoas que trabalham o dia inteiro nos mercados e, mesmo assim, tem dificuldades para ganhar dinheiro.

“Preguiça: Ignorar custos”

Qual é a taxa de administração daquele fundo no qual você tem dinheiro? Via de regra não saberemos responder.

“Inveja: Querer ser parte do clube”

Qual é o melhor investimento do momento? A resposta correta deveria ser: depende de você, dos seus objetivos, do seu apetite de risco, do seu horizonte, do seu patrimônio, entre outros fatores. O clube onde todos estão pode não ser o melhor para você.

“Ira: Não reconhecer o fracasso”

Ficamos tempo demais com investimentos perdedores e tempo de menos com investimentos ganhadores. A razão é que é mais doloroso perder do que é prazeroso ganhar. Por isso ficamos muito tempo na esperança de recuperar.

“Gula: Viver apenas para o dia de hoje”

A menos que tenhamos nascido em uma família rica, só teremos dinheiro se conseguirmos guardar e investir parte do que ganhamos.

“Ganância: Seguir o rebanho”

Quando todas as manchetes falam da alta, é boa hora para se pensar em sair do mercado.

 Veja mais em: http://on.wsj.com/15FOLjU

O resumo dos sete pecados da Kiplinger: http://www.f2br.com/cesarlocatelli/?p=859

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>