Frações Financeiras 45 – O que são ETFs? O que é Bova11?

etfOs ETFs, Exchange Traded Funds, são fundos de investimentos que têm suas cotas negociadas na bolsa. Essa é a principal diferença em relação aos fundos tradicionais. Dessa forma, o investidor compra e vende suas cotas da mesma forma que compra e vende ações: no pregão, através de uma corretora. O nome adotado no Brasil para os ETFs é Fundos de Índices, por que eles tem como política de investimento ter em carteira a mesma composição de um índice.

O que é Bova11?

Vamos tomar como exemplo o Bova11. Este fundo busca obter a mesma rentabilidade do Índice Bovespa, que é uma carteira teórica composta pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Para seguir o rendimento do índice Bovespa, o Bova11 procura aplicar em ações na mesma proporção do índice. Veja, por exemplo, que na composição atual do índice Bovespa tem 8% de ações da Vale do Rio Doce Vale5, o fundo buscará ter aproximadamente esse mesmo percentual de Vale5. A participação de Petrobrás preferencial – Petr4- está em 8,12%, desse modo o fundo buscará manter os mesmos 8,12% em Petr4 e assim por diante para as outras ações que compõem o índice. O resultado é que as cotas do Bova11 vão seguir muito de perto as valorizações e quedas do índice Bovespa.

Gestores

O Bova11 nasceu em 2008 e é gerido pela Blackrock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo. Ela é a gestora de outros cinco ETFs, no Brasil, e deve lançar outros dois, de serviços públicos e de carbono eficiente. O Itaú é gestor de outros seis ETFs.

Aplicação mínima

Desse modo, a principal vantagem de comprarmos cotas do Bova11 é que com uma só negociação conseguimos ter uma carteira tão diversificada quanto a carteira do índice Bovespa. Além disso, o investidor pode comprar 10 cotas de Bova11 por pouco menos de 500 reais, mais taxas de corretagem, em geral 0,5% do valor, e emolumentos, o que permite diversificar mesmo com valores e custos bem baixos. Algumas corretoras cobram um valor fixo, da ordem de 20 reais na entrada e 20 reais na saída para operações via homebroker. A taxa de administração do fundo Bova11 é 0,54% ao ano, inferior às taxas da maioria dos fundos de ações.

Liquidez

Diariamente, têm sido negociadas cotas do Bova11 em valor médio em torno de 80 milhões de reais em fevereiro de 2014. Isso garante uma liquidez bastante razoável para vender as cotas, quando for necessário. Os outros fundos de índices existentes ainda têm liquidez bastante inferior à do Bova11, o que requer mais cuidado ao entrar pela dificuldade potencial de vender quando for necessário.

Vantagens

“Quando se avalia os indicadores de performance, conclui-se que o ETF, mesmo sem o benefício do aluguel, apresenta relações alinhadas com o benchmark, positivas em relação aos fundos passivos, que acabam via despesas e taxa de administração ficando com performance inferior aos ETFs”, afirma Costa Silva

Para saber mais, www.ishares.com.br e http://www.bmfbovespa.com.br/Etf/download/ETFs-Boletim-Mensal-0412.pdf. Recomendo o artigo: COSTA SILVA, Luiz Gustavo. Atratividade doa ETFs em tempos de grande volatilidade. . Trabalho de Conclusão Pós-Graduação FIA, 2012, gustavo.trader@yahoo.com.br.

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>