Frações Financeiras 51 – Não sei nem ligar uma HP12C!

Uma calculadora HP12C é um equipamento essencial para quem quer transitar no mundo dos juros compostos, dos valores futuros, das prestações, das taxas internas de retorno e assim por diante. Ela nos ajuda a fazer cálculos financeiros e todo mundo que trabalha no mercado financeiro tem uma.

reais calculadora

Mesmo que você não tenha a calculadora é muito fácil entrar no Google e buscar “HP12C emulator”. A calculadora vai aparecer na sua tela igualzinha a HP física. Se você vai ser usuário assíduo da calculadora, compre uma e pagará, no Brasil, menos de 200 reais. Se quer só começar a entender, use os emuladores na internet.

A primeira conta na HP a gente nunca esquece

A primeira coisa que você precisa saber, além obviamente de ligar no “ON”, é que a HP usa uma notação chamada de “Reverse Polish Notation”. Isso significa que para fazer 2 + 2, precisamos fazer “2 enter 2 +” e o resultado já aparece direto. Em outra palavras, o operador (sinal de mais, menos, vezes, raiz, etc.) vem depois de digitar o segundo número da conta.

Vamos com mais um exemplo?

Como fazer “12×5”? Limpemos o visor com “CLX” (clear X). Digitamos “12 enter 5 x” e no visor deve aparecer o resultado igual a 60.

Está pronto para uma conta financeira?

Você decidiu poupar R$ 500 por mês, durante 10 anos. Vai colocar o dinheiro na caderneta de poupança, que rende 0,5% ao mês. Quanto você vai ter depois desses 10 anos? Em primeiro lugar limpe os registros financeiros da calculadora, digitando f (tecla amarela) e REG (que é a mesma tecla CLX). Em seguida, digite “500” e a tecla “PMT” (payment) porque é como uma prestação, digite “120” e “n” para o número de períodos igual a 120 meses, digite “0,5” e “i” que é a taxa de juros. Pronto! Digite FV e veja quanto você terá daqui a 10 anos se poupar 500 reais por mês e colocar numa poupança.

Quanto deu?

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>