Frações Financeiras 52 – Já sei ligar uma HP12C!

Meu cheque especial cobra 8% ao mês e essa taxa é de verdade, não só um exemplo! Se eu sacar 1.000 reais do meu limite e ficar devendo por 10 meses, quanto vou ter de pagar?

Objetivo duplo

O primeiro objetivo desse exemplo é te alertar para não usar o cheque especial. O segundo objetivo é usar a HP para calcular. Preciso dela porque as calculadoras comuns não fazem juros compostos e praticamente todos os contratos do mercado financeiro usam juros compostos. Os juros do primeiro período acumulam-se no principal e, quando vamos calcular o segundo período, a taxa incide sobre o valor inicial acrescido dos juros do primeiro período. As pessoas chamam isso de juros sobre juros.

Vamos ao cálculo

Limpe os registros da calculadora com “f” (tecla amarela) e “REG”. Digite 1.000 e a tecla “PV” (valor presente), em seguida digita “8” e a tecla “i” (taxa de juros). O exemplo diz que você ficou 10 meses com 1.000 reais de saldo devedor, então falta colocar o prazo “10” e “n” (número de períodos). Feito isso, aperte a tecla FV e veja o resultado. Quanto deu?

Veja os passos

hp cheque

Vamos fazer um exemplo ao contrário?

Quero ter R$ 20.000 para comprar um carro daqui a 5 anos. Quanto tenho que depositar mensalmente num fundo para ter esse valor? Vamos partir da hipótese que o fundo rende 0,6% líquido ao mês. Como faço esse cálculo?

Na HP

Limpe os registros financeiros para não misturar com contas que tenha feito anteriormente. Veja que 20.000 é seu valor futuro (FV), o prazo é 60 meses (n) e a taxa (i) por mês é 0,6%. O que você quer achar? O PMT que é a “prestação” mensal.

Qual é o resultado?

About cesarlocatelli

Sócio Diretor da F2 Formação Financeira. Mestre em Economia e Professor de Finanças, Derivativos e Planejamento Financeiroa
This entry was posted in Frações Financeiras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>